O que se sabe sobre Driss Oukabir, suspeito de envolvimento com o ataque em Barcelona

Driss Oukabir é um cidadão marroquino que residia legalmente na Espanha, segundo a polícia local; ele é apontado como responsável pelo aluguel da van usada no atentado.

17 ago 2017 - 18h27
(atualizado às 18h30)

A polícia identificou um suspeito de envolvimento com o atentado que deixou 13 mortos e cerca de 80 feridos nesta quinta-feira em Barcelona, na Espanha.

Driss Oukabir é apontado como o responsável por alugar o furgão branco da marca Fiat usado no ataque. Mas não há confirmação de que era ele quem conduzia o veículo, que foi atirado contra os transeuntes.

Publicidade
Driss Oukabir Soprano se apresentou após Polícia divulgar foto
Driss Oukabir Soprano se apresentou após Polícia divulgar foto
Foto: Divulgação

Oukabir foi preso, segundo as forças de segurança de Barcelona - a imprensa local afirma que ele se entregou à polícia e disse que seus documentos foram roubados e usados sem seu conhecimento.

Ele é um cidadão marroquino e residia no país legalmente. A polícia não descarta que outras pessoas estejam envolvidas e continua na busca por outros possíveis suspeitos.

Um mês de prisão

Driss Oukabir tinha direito à residência permanente na Espanha. Para a polícia, isso indica que ele morava no país há mais de cinco anos.

O suspeito já havia passado um mês preso preventivamente na cadeia de Figueres, no norte de Barcelona. Foi acusado de abuso sexual, segundo a agência espanhola Efe.

Publicidade

Oukabir era um usuário ativo de redes sociais, e usava o apelido de "la comandreja". O Facebook cancelou seu perfil logo depois do atentado.

A polícia da região da Catalunha disse que outra pessoa jogou um veículo na direção de um agente, mas ainda não está claro se esse incidente está relacionado com o atentado em Las Ramblas.

veja também:

Imagens mostram vítimas de ataque em Barcelona que deixou 13 mortos
Video Player
BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações