A polícia australiana abriu uma investigação após encontrar cerca de 50 quilos suspeitos de cocaína, estimados em 20 milhões de dólares australianos (aproximadamente R$ 71 milhões), perto do corpo de um mergulhador na margem de um rio no estado de New South Wales.
Segundo as autoridades, o homem, que utilizava roupas de mergulho de última geração, foi socorrido com vida, mas acabou morrendo no local. A droga encontrada estava fracionada em uma série de pacotes, espalhados próximo ao local em que o homem foi resgatado.
A investigação ainda não conseguiu identificar o mergulhador, nem se há, de fato, relação entre o corpo e a presença das drogas.
"Estamos tentando identificar se os dois incidentes estão ligados. Eles podem muito bem estar, mas estamos de mente aberta quanto às opções à nossa frente", disse o superintendente da polícia de New South Wales, Robert Critchlow.
Além disso, uma busca nas águas que circundam o local está sendo realizada pelo Comando da Área Marinha e por mergulhadores da polícia, auxiliada por oficiais da Força de Fronteira Australiana (ABF). Uma investigação paralela está em andamento para apurar a existência das drogas. Essa operação está sendo comandada pelos detetives do Esquadrão do Crime Organizado, auxiliados pela Polícia Federal Australiana.