Cessar-fogo de 48 horas entra em vigor no Iêmen

19 nov 2016 - 07h37

O cessar-fogo de 48 horas acertado pelos rebeldes houthis e a coalizão militar liderada pela Arábia Saudita, que apoia o presidente deposto do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, entrou em vigor neste sábado às 12h locais (6h em Brasília).

Os houthis já mostraram na quinta-feira o apoio à trégua, anunciada nesta semana pelo secretário de Estado dos EUa, John Kerry, durante uma viagem pela região. Hadi, exiliado em Riad, capital da Arábia Saudita, porém, resistiu a aderir ao pacto.

Publicidade

A agência saudita de notícias "SPA" afirmou hoje que a trégua pode se estender se os rebeldes e seu principal aliado, o partido do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, se comprometerem a respeitá-la.

O objetivo da cessação de hostilidades é permitir que organizações de ajuda humanitária cheguem aos moradores das zonas de conflito, explicou a "SPA".

A coalizão militar liderada pela Árabia Saudita luta contra as forças do ex-presidente iemenita apoiadas pelos houthis desde março de 2015, em uma tentativa de recolocar Hadi, líder reconhecido pela comunidade internacional, no poder.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se