O governo americano ordenou o envio do porta-aviões "USS George H.W. Bush" para o Golfo Pérsico em resposta à crise iraquiana, informou o Pentágono neste sábado.
"Isso permitirá ao comandante-em-chefe dispor de mais flexibilidade, se uma operação militar americana for deflagrada para proteger vidas americanas, cidadãos, ou nossos interesses no Iraque", afirmou o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby.
Determinada pelo secretário americano da Defesa, Chuck Hagel, a ação acontece em meio a apelos para conter com ataques aéreos uma ofensiva relâmpago realizada por militantes islâmicos sunitas que ameaça Bagdá e o governo liderado pelos xiitas.
Na véspera, o presidente Barack Obama garantiu que não enviará tropas americanas para o terreno, mas todas as demais opções continuam sobre a mesa. O "USS George H.W. Bush" segue acompanhado de outros dois navios de guerra: o cruzador de mísseis guiados "USS Philippine Sea" e o destróier de mísseis guiados "USS Truxtun", acrescentou Kirby no comunicado.
O porta-aviões deve chegar a seu destino no final do dia, completou o porta-voz. "A presença naval americana no Golfo Pérsico continua apoiando nosso velho compromisso com a segurança e com a estabilidade da região", frisou.