EI treina pilotos para voar em jatos capturados na Síria

Não ficou claro se os jatos estão equipados com armamento nem se os pilotos poderiam voar longas distâncias nesses aviões

17 out 2014 - 11h52
Este é um dos jatos que, supostamente, foi sequestrado e está sendo pilotado por jihadistas
Este é um dos jatos que, supostamente, foi sequestrado e está sendo pilotado por jihadistas
Foto: Twitter

Pilotos iraquianos que se uniram ao Estado Islâmico na Síria estão treinando militantes para conduzirem três caças capturados durante os combates, disse nesta sexta-feira um grupo que monitora o conflito sírio, acrescentando ser essa a primeira vez que os extremistas islâmicos se voltam para o ar.

Os aviões têm voado sobre o aeroporto militar sírio de al-Jarrah, em poder do Estado islâmico, a leste de Aleppo, no norte da Síria, disse Rami Abdulrahman, que dirige o grupo de monitoramento Observatório Sírio para os Direitos Humanos, citando testemunhas.

Publicidade

"Eles têm treinadores, oficiais iraquianos que antes foram pilotos para (o ex-presidente iraquiano) Saddam Hussein", disse Abdulrahman, cujo grupo de monitoramento está baseado em Londres. "Pessoas viram os voos, eles voaram muitas vezes a partir do aeroporto, e eles estão voando em área fora do aeroporto e retornando."

Não ficou claro se os jatos estão equipados com armamento nem se os pilotos poderiam voar longas distâncias nesses aviões, que testemunhas disseram que pareciam ser modelos MiG 21 ou MiG 23, capturados do Exército sírio.

Caça da Força Aérea dos EUA sobrevoa a região norte do Iraque
Foto: Handout / Reuters

A Reuters não conseguiu checar as informações na Síria e o Comando Central dos Estados Unidos disse não estar a par de que o Estado Islâmico esteja de posse de jatos na Síria.

Forças lideradas pelos EUA estão bombardeando bases do Estado islâmico na Síria e no Iraque. O grupo tem usado regularmente armas capturadas dos Exércitos da Síria e do Iraque e ocupou várias bases militares, mas esta teria sido a primeira vez em que foi capaz de pilotar aviões.

Publicidade

"Nós não estamos cientes de que (o Estado Islâmico) esteja realizando qualquer operação de voo na Síria ou em outro lugar", disse o porta-voz do Comando Central dos EUA, coronel Patrick Ryder.

"Nós continuamos a manter um olhar atento sobre a atividade (do Estado Islâmico) na Síria e no Iraque, e continuaremos a conduzir ataques contra os seus equipamentos, instalações, combatentes e centros de poder, onde quer que estejam."

Contas pró-Estado Islâmico no Twitter já haviam publicado fotos de jatos capturados em outras partes da Síria, mas as aeronaves pareciam sem condições de uso, de acordo com analistas e diplomatas.

A zona rural a leste da cidade de Aleppo é uma das principais bases de Estado islâmico na Síria. O grupo se apoderou de porções de território na Síria e no vizinho Iraque.

Publicidade

Desvendando o Estado Islâmico

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações