Militantes do Estado Islâmico avançaram no oeste do Iraque nesta quarta-feira ao capturarem outra aldeia, perto da capital da província de Anbar, em um ataque ao amanhecer, disseram fontes da polícia e autoridades locais.
Centenas de famílias estavam fugindo de Albu Ghanim depois que as forças de segurança foram atacadas por militantes durante a noite e se retiraram da área, situada cerca de 5 quilômetros a nordeste da capital provincial, Ramadi.
Os militantes têm feito investidas nos arredores da parte norte de Ramadi desde que o governo anunciou o início de uma nova ofensiva na semana passada para recapturar o controle de Anbar, principal região sunita.
Grandes partes da província escaparam das mãos do governo antes mesmo de o Estado Islâmico tomar em junho a cidade de Mossul, no norte, e proclamar um califado em terras do Iraque e Síria, eliminando a fronteira.
Depois disso, forças de segurança e paramilitares xiitas recuperaram algum terreno no Iraque, embora territórios sunitas fundamentais permanecem sob controle do Estado islâmico, incluindo a província de Nínive, da qual Mossul é a capital, e a maior parte da Anbar.
A nova campanha do governo em Anbar tem como meta aproveitar a vitória na cidade de Tikrit, que as forças de segurança iraquianas e paramilitares xiitas retomaram este mês.
Mas os jihadistas sunitas contra-atacaram em Anbar, bem como em Baiji, onde dias atrás entraram no perímetro de segurança em torno da maior refinaria do Iraque.
O comando de operações para a província de Saladino, na qual está localizada Baiji, informou que os combates entre forças de segurança e os militantes continuaram nesta quarta-feira dentro do complexo de refinaria.
(Reportagem de Saif Hameed e Isabel Coles)