Irã acusa jornalista dos EUA de quatro crimes, diz Washington Post

20 abr 2015 - 14h26
(atualizado às 14h26)

O Irã está acusando o jornalista Jason Rezaian, do Washington Post, de quatro crimes, incluindo espionagem, informou o jornal nesta segunda-feira em uma reportagem que oferece os primeiros detalhes sobre as acusações exatas que pesam contra ele.

Sede do The Washington Post em Washington. 30/03/2012
Sede do The Washington Post em Washington. 30/03/2012
Foto: Jonathan Ernst / Reuters

Rezaian, chefe de redação do Post em Teerã, foi detido no ano passado no Irã. Entre as acusações está a de “colaborar com governos hostis” e a de fazer “propaganda contra o establishment”, de acordo com um comunicado da advogada de Rezaian, Leilah Ahsan, disse o Post.

Publicidade

A Reuters não conseguiu confirmar a reportagem de imediato. Ahsan disse que um indiciamento alega que Rezaian coletou informações “sobre política interna e externa” e as entregou a “indivíduos com intenções hostis”, de acordo com o Post, que afirmou ter obtido a declaração da família de Rezaian.

O Post disse que Ahsan é o único indivíduo fora do Judiciário iraniano que leu o indiciamento.

Rezaian, um iraniano-americano com dupla cidadania do condado de Marin, na Califórnia, comandava a redação do Post em Teerã desde 2012, segundo o site do jornal.

Ele foi detido cerca de nove meses atrás em função do que o presidente dos EUA, Barack Obama, chamou de “acusações vagas”. No mês passado, Obama pediu ao Irã a libertação imediata de três cidadãos norte-americanos detidos no país, incluindo Rezaian.

Publicidade

(Por Susan Heavey)

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações