As negociações do Irã com a União Europeia resultaram num entendimento sobre as questões práticas pendentes para a implementação de um acordo nuclear, informou a TV estatal iraniana nesta sexta-feira.
Mas a implementação do acordo fechado em Genebra em novembro só vai acontecer após consultas dos delegados negociadores junto a seus respectivos governos. As seis potências envolvidas nas negociações com o Irã foram representadas nesta sexta-feira pela UE.
"Todas as questões políticas e técnicas foram resolvidas, mas a decisão final será tomada pelas respectivas capitais", disse o vice-chanceler iraniano, Abbas Araqchi, após dois dias de negociação com a representante da UE, Helga Schmid, em Genebra.
O acordo de Genebra foi alcançado para impedir avanços nucleares do Irã por seis meses enquanto se busca um entendimento definitivo sobre a questão nuclear iraniana.
Sob o acordo, o Irã vai limitar as atividades atômicas em troca de algum alívio nas sanções internacionais que atingiram a economia do país produtor de petróleo.
O Irã afirma que seu programa nuclear é inteiramente pacífico, mas o Ocidente suspeita que a República Islâmica esteja em busca de adquirir capacidade para construir uma bomba nuclear.