Irã tenta tranquilizar vizinhos árabes do Golfo sobre acordo nuclear

1 dez 2013 - 11h21

O ministro iraniano das Relações Exteriores, Mohamad Javad Zarif, assegurou neste domingo, no início de uma visita ao Kuwait, que o acordo sobre o programa nuclear iraniano serve aos interesses dos países árabes do Golfo, e anunciou sua intenção de viajar à Arábia Saudita.

"A solução desta questão está no interesse de todos os países da região e não se faz em detrimento de nenhum desses países", declarou o ministro, depois de se reunir com seu colega kuwaitiano, xeque Sabah Jaled al Sabah.

Publicidade

"Fiquem tranquilos, este acordo serve à estabilidade e à segurança da região", garantiu.

Os países árabes do Golfo acolheu no geral de forma positiva o acordo nuclear assinado pelo Irã com as grandes potências em 24 de novembro.

As monarquias árabes do Golfo, que desejam relações de boa vizinhança com o Irã, teme, no entanto, que este acordo anime Teerã em suas ambições regionais.

As relações entre o Irã e seus vizinhos árabes, que apoiam os rebeldes sírios, se deteriorou devido ao apoio de Teerã a regime do presidente sírio Bashar al Assad.

Publicidade

Zarif afirmou que seu país busca iniciar um novo capítulo em suas relações com seus vizinhos árabes do Golfo.

O ministro, que também deve viajar a Omã, indicou que também pretende ir a Arábia Saudita, mas não informou sobre a data dessa visita.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações