Iraniana é condenada a prisão por tentar ver jogo de vôlei

Ghoncheh Ghavami foi detida em junho quando estava em um grupo de mulheres que desejavam assistir a uma partida da Liga Mundial masculina

2 nov 2014 - 09h15
(atualizado às 09h47)
Ghoncheh Ghavami, 25 anos, foi condenada no Irã por tentar assistir a uma partida da Liga Mundial de vôlei masculino
Ghoncheh Ghavami, 25 anos, foi condenada no Irã por tentar assistir a uma partida da Liga Mundial de vôlei masculino
Foto: Reprodução / Change.org

Uma iraniana que também tem a cidadania britânica, detida em Teerã depois de uma tentativa de assistir uma partida de vôlei masculino, foi condenada a um ano de prisão, anunciou o advogado de defesa.

Ghoncheh Ghavami, 25 anos, foi detida em junho em um ginásio de Teerã, quando estava em um grupo de mulheres que desejavam assistir a uma partida da Liga Mundial entre Irã e Itália.

Publicidade

A jovem foi liberada após algumas horas, mas alguns dias depois voltou a ser detida. O julgamento aconteceu no mês passado.

"Segundo a sentença, ela foi condenada a um ano de prisão", afirmou o advogado Alizadeh Tabatabaie, citado pela imprensa iraniana.

O advogado destacou que, como a cliente não tem antecedentes, uma redução de pena é possível.

As autoridades iranianas afirmaram que Ghavami foi detida não por tentar assistir uma partida de vôlei masculino, e sim por razões de segurança. A jovem passou 126 dias detida na famosa prisão de Evin em Teerã.

Publicidade

Todas as mulheres, inclusive as jornalistas credenciadas, foram impedidas de assistir ao jogo de vôlei masculino entre Irã e Itália no ginásio Azadi de Teerã.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se