Iraque ainda está a meses de grande ofensiva contra Estado Islâmico, diz Grã-Bretanha

22 jan 2015 - 08h35

Forças iraquianas estão a meses de poderem lançar uma operação de combate adequada contra o Estado Islâmico, disse o ministro de Relações Exteriores britânico, Philip Hammond, nesta quinta-feira, antes de uma reunião em Londres entre os membros da coalizão liderada pelos Estados Unidos contra o grupo militante.

Combatentes iraquianos enfrentam homens do Estado Islâmico em Al-Nibai, a norte de Bagdá. 14/01/2015
Combatentes iraquianos enfrentam homens do Estado Islâmico em Al-Nibai, a norte de Bagdá. 14/01/2015
Foto: Stringer / Reuters

Hammond receberá autoridades de 21 países para discutir como podem ampliar sua própria campanha contra o Estado Islâmico na Síria, Iraque e em outros lugares, seja militarmente, impedindo o financiamento ao grupo extremista e reduzindo o fluxo de combatentes estrangeiros para a organização.

Publicidade

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, participa do encontro em Londres, assim como o primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi. O premiê iraquiano fará uma apresentação sobre os avanços de seu governo no combate ao Estado Islâmico.

Hammond elogiou as forças iraquianas nesta quinta, dizendo que a coalizão está ajudando a reconstruí-las para que possam lançar uma grande ofensiva terrestre contra o grupo militante. Mas alertou que será um processo lento.

"Ainda faltam meses antes que estejam prontos para começar uma operação de combate significativa", disse Hammond à Rádio BBC.

(Reportagem de Andrew Osborn)

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se