Iraque: ao menos 19 morrem em ataques aéreos em Baiji

Segundo a ONU, mais de mil civis morreram nos conflitos no país

24 jun 2014 - 08h25

Pelo menos 19 pessoas morreram nesta terça-feira em bombardeios do Exército em várias zonas da cidade de Baiji, 200 km ao norte de Bagdá, anunciaram as autoridades.

Os ataques, que aconteceram durante a madrugada, também deixaram 17 feridos. Além disso, combates foram registrados na maior refinaria de petróleo do país, que fica perto de Baiji.

Publicidade

Estimativas da ONU

Pelo menos mil civis morreram e mais de 1,2 mil ficaram feridos pelo conflito no Iraque, denunciou nesta terça-feira o Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da ONU.

"Nas três províncias do norte do Iraque houve pelo menos 757 pessoas assassinadas e outras 599 feridas entre os dias 5 e 22 de junho. Este número é o mínimo estimado e achamos que pode ser maior", anunciou o porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville, em entrevista coletiva.

"Em Bagdá, pelo menos 318 pessoas foram assassinadas e outras 590 feridas no mesmo período de tempo", completou Colville, que também confirmou a prática de execuções sumárias e sequestros em massa por parte do grupo jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL).

Publicidade

Com informações da AFP e EFE.

Foto: Arte Terra

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se