Iraque diz que EI planeja ataques a metrôs em Paris e EUA

Fontes de inteligência citadas pelos canais "CNN" e "NBC" afirmaram que não há provas que apontem para uma ameaça iminente

25 set 2014 - 15h16
(atualizado às 15h27)
<p>Premiê iraquiano, Haider al-Abadi, em discurso no Conselho de Segurança da ONU em Nova York</p>
Premiê iraquiano, Haider al-Abadi, em discurso no Conselho de Segurança da ONU em Nova York
Foto: Brendan McDermid / Reuters

O Iraque recebeu informações "críveis" de inteligência segundo as quais militantes do Estado Islâmico planejam lançar ataques contra sistemas de metrô em Paris e nos Estados Unidos, disse o primeiro-ministro iraquiano, Haider al-Abadi, nesta quinta-feira.

"Hoje, enquanto estou aqui, estou recebendo relatórios precisos de Bagdá, onde ocorreu a detenção de alguns elementos, e há redes planejando ataques de dentro do Iraque", disse ele a um pequeno de jornalistas norte-americanos.

Publicidade

"Eles planejam conduzir ataques nos metrôs de Paris e dos EUA", acrescentou o premiê. "A partir dos detalhes que recebi, sim, parece crível."

EUA não confirmam a informação

A Casa Branca disse nesta quinta-feira que não confirmou a existência de ameaças de atentado concretas nos metrôs de Nova York e Paris por terroristas treinados pelo Estado Islâmico (EI), como tinha afirmado o primeiro-ministro iraquiano, Haider al Abadi.

"Não confirmamos tal complô (terrorista), temos que revisar a informação com nossos sócios iraquianos antes de determinar algo", afirmou em um breve comunicado a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden,

Publicidade

Abadi disse hoje, em uma conversa com jornalistas nos corredores da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, que os detidos são ocidentais, alguns franceses e outros americanos, que estavam lutando com os jihadistas sunitas do EI.

Hayden afirmou que os Estados Unidos tomam "qualquer ameaça de maneira séria e trabalham para corroborar as informações que recebem de aliados", especialmente em relação a combatentes estrangeiros que atuam na guerra civil síria.

Fontes de inteligência citadas pelos canais "CNN" e "NBC" afirmaram que não há provas que apontem para uma ameaça iminente contra o sistema de transporte de Nova York, embora reconheçam que o metrô é sempre considerado um alvo terrorista potencial.

Desvendando o Estado Islâmico

Publicidade

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se