Iraque: exército retoma controle de cidade de Saddam Hussein

Grupo dissidente do Al-Qaeda ameaçou avançar rumo à Bagdá para derrubar governo conduzido por xiitas

4 jul 2014 - 08h43
(atualizado às 08h51)
<p>Fumaça causada pelos confrontos entre as forças de segurança iraquianas e militantes do Estado Islâmico na cidade de Dalli Abbas, na província de Diyala</p>
Fumaça causada pelos confrontos entre as forças de segurança iraquianas e militantes do Estado Islâmico na cidade de Dalli Abbas, na província de Diyala
Foto: Reuters

O exército iraquiano expulsou insurgentes sunitas do vilarejo-natal do falecido ditador Saddam Hussein, de acordo com a mídia estatal e a polícia, como parte de uma campanha para retomar amplas áreas do norte e oeste do Iraque ocupadas por rebeldes.

O grupo dissidente do Al-Qaeda que lidera a insurgência anunciou na semana passada a formação de um califado islâmico de estilo medieval, que elimina as fronteiras do Iraque e da Síria, e ameaçou avançar rumo à capital iraquiana, Bagdá, para derrubar o governo central conduzido por xiitas.

Publicidade

Em uma contra-ofensiva, as forças do governo e voluntários muçulmanos xiitas, apoiados por helicópteros de ataque, recapturaram o vilarejo de Awja na noite de quinta-feira, segundo a mídia estatal, a polícia e moradores locais.

Segundo as fontes, três insurgentes foram mortos na batalha que durou uma hora e a principal unidade das forças dos insurgentes fugiu de Awja no sentido sul, pela margem leste do Rio Tigre.

O exército informou que agora controla o trecho de 50 km (30 milhas) da estrada principal que vai do norte da cidade de Samarra, localizada a 100 km ao norte de Bagdá, para Awja.

Foto: Arte Terra

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações