Iraque: forças curdas matam 22 jihadistas do Estado Islâmico

Jihadistas aproveitaram tempestade de areia que afeta à região e que prejudica a visibilidade, para lançar ataque, mas as tropas curdas conseguiram reverter

12 fev 2015 - 12h20
(atualizado às 14h36)
<p>Crianças observam carro queimado durante confrontos em Mossul, no norte do Iraque, em 2014</p>
Crianças observam carro queimado durante confrontos em Mossul, no norte do Iraque, em 2014
Foto: Stringer / Reuters

Pelo menos 22 membros do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) morreram nesta quinta-feira em combates contra as tropas curdas ("peshmergas") no leste e no nordeste da cidade iraquiana de Mossul.

Publicidade

Um dirigente da União Patriótica do Curdistão (PUK), identificado apenas como Ghazi, disse em declarações à Agência Efe que os enfrentamentos começaram quando as forças curdas repeliram um ataque do EI na aldeia de Hassan Shami, localizada em Al Jazer, 27 quilômetros ao leste de Mossul.

Durante os combates, que duraram mais de duas horas, quatro "peshmergas" ficaram feridos e nove veículos carregados com armas do EI foram destruídos.

Jordânia ataca EI e declara que irá erradicar o grupo
Video Player

A fonte revelou ainda que os jihadistas aproveitaram a tempestade de areia que afeta à região e que prejudica a visibilidade, para lançar o ataque, mas que as tropas curdas conseguiram reverter.

Em outra ação para impedir que os radicais avançassem na direção do monte de Bashiqa, localizada a 14 quilômetros ao nordeste de Mossul, quatro jihadistas, entre eles dois suicidas, foram mortos pelas forças curdas. Nessa operação, um combatente curdo ficou ferido durante os enfrentamentos que duraram mais de uma hora.

Publicidade

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações