Iraque: helicópteros disparam contra universidade em Tikrit

Cidade foi ocupada há duas semanas por insurgentes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante

27 jun 2014 - 08h47

Helicópteros iraquianos dispararam contra um câmpus universitário em Tikrit, no norte do país, para forçar a saída de insurgentes que ocuparam a cidade durante a violenta ofensiva que lhes garantiu o controle da maior parte das regiões de maioria sunita, levando-os a se aproximar de Bagdá.

Tikrit, cidade-natal do ex-ditador Saddam Hussein, caiu há 15 dias em mãos dos rebeldes sunitas liderados pelos combatentes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), uma dissidência da al Qaeda.

Publicidade

Grupos de defesa dos direitos humanos dizem que fotografias e imagens de satélite indicam que o EIIL realizou massacres em massa em Tikrit após ocupar a cidade em 11 de junho, no início de sua ofensiva.

As forças iraquianas lançaram o ataque aéreo a Tikrit na quinta-feira, enviando comandos para um estádio em helicópteros, do quais pelo menos um caiu depois de ficar sob fogo dos insurgentes.

"Eu e minha família partimos esta manhã. Pudemos ouvir disparos. Os helicópteros estão atacando a área", disse Farhan Ibrahim Tamimi, professor universitário que fugiu de Tikrit rumo a uma cidade vizinha.

Foto: Arte Terra

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se