As forças iraquianas apoiadas por ataques aéreos da coalizão liderada pelos Estados Unidos abriram caminho em direção a Baiji e à sua refinaria de petróleo nas proximidades, fazendo progresso contra os rebeldes do Estado Islâmico numa batalha que já se arrasta há meses, afirmou o Pentágono nesta segunda-feira.
O porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, coronel Steve Warren, disse que o Pentágono não está pronto para declarar que a refinaria de Baiji, a maior do país, e a cidade foram "liberadas", mas algum progresso está sendo feito.
"Em Baiji (cidade), o progresso é mais notável", disse Warren. "Forças amigas começaram a se mudar para a cidade... e estão metodicamente começando a erradicar o inimigo."
A força iraquiana é composta por uma mistura de forças de segurança convencionais e a chamada Força de Mobilização Popular, que tende a ser formada por milícias xiitas.
Warren disse que as milícias xiitas estavam sob o controle do governo iraquiano. Os EUA se recusam a apoiar milícias xiitas que não são controladas pelo governo central.
Uma coalizão aérea tem dado apoio à tentativa de retomar Baiji.
(Reportagem de David Alexander)