Israel diz que frustrou ataque terrorista por túnel de Gaza

Israel e Hamas concordaram com uma trégua humanitária de cinco horas entre as 10h e as 15h locais (4h e 9h de Brasília)

17 jul 2014 - 03h26
(atualizado às 07h07)
Faixa de Gaza
Faixa de Gaza
Foto: Adel Hana / AP

As Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês) disseram nesta quinta-feira que 13 supostos terroristas do Hamas foram flagrados tentando entrar em território israelense por um túnel. De acordo com os militares, o plano do grupo era atacar um kibutz.

Um porta-voz do exército disse que os homens foram identificados cerca de 250 metros no interior do território de Israel e que foram atingidos por um ataque aéreo. Ao menos um deles morreu, enquanto os demais retornaram para Gaza pelo túnel, segundo a Sky News.

Publicidade

O Hamas não assumiu autoria do suposto ataque até o momento. O grupo havia concordado, horas antes, com uma “trégua humanitária” de cinco horas solicitada pela ONU na Faixa de Gaza, com a qual poderá abastecer o território palestino, permitir a evacuação dos feridos mais graves e que a população civil consiga estocar suas provisões.

A trégua, estabelecida entre as 10h e as 15h locais (4h e 9h de Brasília), já tinha sido aceita anteriormente por Israel, que anunciou que seu Exército "vai interromper todas as suas operações na Faixa de Gaza e não vai efetuar mais disparos”. Israel advertiu, no entanto, que responderá com firmeza caso o "Hamas ou qualquer outra organização terrorista aproveitarem essa janela humanitária para efetuar ataques contra civis israelenses e alvos militares”.

Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Publicidade

Foto: Reuters

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se