Jihadistas conquistam cidade iraquiana de Sinjar

Combatentes do Estado Islâmico hastearam sua bandeira nos edifícios do governo da província, que abriga milhares de pessoas que fugiram das ofensiva rebelde

3 ago 2014 - 09h03
<p>Insurgentes do Estado Islâmico patrulham ruas da cidade de Sinjar</p>
Insurgentes do Estado Islâmico patrulham ruas da cidade de Sinjar
Foto: Twitter

Combatentes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) assumiram neste domingo o controle da cidade iraquiana de Sinjar (noroeste), próxima à fronteira com a Síria, anunciaram fontes curdas.

"Os peshmerga (combatentes curdos) se retiraram de Sinjar, o EI entrou na cidade", afirmou à AFP Jeir Sinjari, líder do partido União Patriótica do Curdistão (UPK).

Publicidade

"Hastearam a bandeira nos edifícios do governo", completou Sinjari.

Outras fontes confirmaram a queda da cidade, que fica entre a fronteira síria e a cidade iraquiana de Mossul, para os jihadistas, que iniciaram uma ofensiva em junho.

"Os peshmerga se retiraram para áreas de montanha e estão recebendo reforços", disse uma fonte das forças curdas.

Sinjar abriga milhares de pessoas deslocadas pela ofensiva dos insurgentes sunitas, liderados pelo EI.

Publicidade

"Milhares de pessoas fugiram. Algumas para as montanhas sob controle curdo e também para Dohuk, na região autônoma do Curdistão", disse outra fonte da UPK.

De acordo com o UPK, os jihadistas sunitas destruíram o santuário xiita de Sayeda Zeinab, pouco depois de assumir o controle de Sinjar.

O EI, que controla amplos territórios no norte e oeste do Iraque, divulgou na internet fotografias de seus combatentes patrulhando a principal avenida de Sinjar.

Foto: Arte Terra

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações