Polícia diz que 700 britânicos foram à Síria apoiar o EI

Metade desses cidadãos já voltou ao país e agora representa uma ameaça terrorista

14 mai 2015 - 13h44
(atualizado às 17h04)
Bandeira do Estado Islâmico vista no chão perto de estrada na Síria, em foto de arquivo
Bandeira do Estado Islâmico vista no chão perto de estrada na Síria, em foto de arquivo
Foto: George Ourfalian / Reuters

Acredita-se que mais de 700 britânicos viajaram para a Síria e que mais da metade já voltou para casa, onde agora representam uma ameaça terrorista significativa, afirmou a polícia do Reino Unido nesta quinta-feira.

Siga o Terra Notícias no Twitter

Publicidade

Mark Rowley, principal autoridade de combate ao terrorismo do país, também mencionou a prisão recorde de 338 pessoas relacionadas a delitos de terrorismo este ano, um aumento de um terço em relação a 2013.

Segundo ele, dos mais de 700 britânicos que se acredita terem partido, estima-se que “uma porção significativa” tentou se unir ao Estado Islâmico, que ocupa vastos territórios de Síria e Iraque. Também se acredita que cerca de metade daqueles que foram à região já retornaram para sua terra natal.

“(O Estado Islâmico) e outros grupos terroristas estão tentando direcionar ataques no Reino Unido, incentivando cidadãos britânicos a viajar para a Síria para lutar e treinar, e estão procurando, através de sua propaganda, provocar indivíduos na Grã-Bretanha a realizar ataques violentos aqui”, afirmou Rowley em comunicado.

Ele disse que as ameaças vão dos “que agem sozinhos determinados a conduzir ataques violentos e brutais” a tramas mais sofisticadas e ambiciosas coordenadas com redes organizadas. Das pessoas presas no ano passado, 11% eram mulheres e 17% tinham menos de 20 anos.

Publicidade

Em agosto passado, as autoridades britânicas aumentaram o alerta de terrorismo para seu segundo nível mais alto, o de ameaça “séria”, o que significa que um ataque é considerado altamente provável, e os representantes de segurança alertaram repetidamente sobre o perigo dos veteranos de batalhas na Síria que voltam para casa.

Londres reforça medidas contra retorno de imigrantes do EI
Video Player
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se