Rebeldes sírios assumem controle de cidade histórica do país

Extremo sudoeste sírio tem importância estratégica devido à sua proximidade com Damasco e países vizinhos como Israel e Jordânia

25 mar 2015 - 19h36
(atualizado às 21h28)
Vista da cidade síria de Bosra al-Sham após rebeles tomarem controle do local. 25/03/2014.
Vista da cidade síria de Bosra al-Sham após rebeles tomarem controle do local. 25/03/2014.
Foto: Wsam Almokdad / Reuters

Insurgentes assumiram o controle de uma cidade histórica no sul da Síria nesta quarta-feira, disse um grupo que monitora a guerra no país, como parte de um contra-ataque rebelde para impedir que Damasco recupere uma região de fronteira próxima a Israel e Jordânia.

Publicidade

Uma fonte militar síria relatou fortes confrontos com grupos armados na terça-feira à noite, dentro e ao redor de Bosra al-Sham, cuja cidade antiga é considerada um patrimônio da humanidade pela Unesco.

“Estamos investigando os fatos em campo”, disse a fonte.

Uma aliança de rebeldes apoiados por inimigos ocidentais e árabes do presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou ter assumido o controle de Bosra, anunciando também um novo ataque contra as forças do governo em uma outra área da província de Deraa, a noroeste.

Comunidade gay na Síria teme cair nas mãos Estado Islâmico
Video Player

Os sítios históricos de Bosra incluem uma cidadela construída em torno de um anfiteatro romano do século 2. O local foi a capital da província romana de Arábia.

Publicidade

O extremo sudoeste sírio tem importância estratégica devido à sua proximidade com Damasco e países vizinhos como Israel e Jordânia. É também o último reduto significativo dos primeiros rebeldes a se insurgirem na guerra civil, que foram derrotados em outros lugares da Síria pelas forças do governo e também por grupos jihadistas.

Uma ofensiva lançada por forcas de Assad no início de fevereiro conseguiu rápidas vitórias, mas têm desde então reduzido o ritmo de seu avanço.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se