Regime sírio garante que Exército Nacional não atacou comboio humanitário

20 set 2016 - 10h17

As autoridades sírias garantiram nesta terça-feira que o Exército Nacional não bombardeou ontem um comboio de ajuda humanitária na cidade de Urum al-Kubra, no oeste da província de Aleppo.

Militares, citados pela agência de notícias oficial "Sana", disseram que "não procedem as notícias de que alguns veículos de comunicação divulgaram de que o Exército Árabe Sírio atacou um comboio de ajuda humanitária em Aleppo".

Publicidade

Em Moscou, chefe de Comunicação do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov, ressaltou que nem a aviação de seu país nem a Síria são responsáveis por esse ataque. O governo dos Estados Unidos, por sua vez, responsabilizou à Rússia pelo bombardeio e advertiu que "repensará" se continuará cooperando com o governo russo.

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos, aviões de guerra não identificados tiveram como alvo ontem à noite uma caravana humanitária em Urum al-Kubra, onde 12 pessoas morreram. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha confirmou o bombardeio, sem apontar responsáveis, e elevou o número de mortos a 20 civis, além de um funcionário de seu próprio grupo na Síria.

Após o ataque, o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários das Nações Unidas (OCHA) anunciou que todas as operações humanitárias na Síria "ficam suspensas".

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se