Sem acordo pela 5ª vez, Líbano adia eleições presidenciais

Não há nova data programada para a escolha do novo presidente

22 mai 2014 - 11h32
(atualizado às 11h32)
<p>Membros do parlamento libanês se reuniram, pela quinta vez, na tentativa de eleger o novo presidente, em Beirute, no Líbano, nesta quinta-feira, 22 de maio</p>
Membros do parlamento libanês se reuniram, pela quinta vez, na tentativa de eleger o novo presidente, em Beirute, no Líbano, nesta quinta-feira, 22 de maio
Foto: AP

As eleições presidenciais libanesas foram adiadas nesta quinta-feira, sem nova data programada, ante a falta de acordo entre os partidos políticos a três dias do fim do mandato do chefe de Estado, Michel Sleimane.

"Com a falta de quórum, na presença na sessão de 73 deputados (de um total de 128), o presidente do Parlamento, Nabih Berri, anuncia que o Congresso permanece em sessão aberta até o fim do mandato presidencial e, em caso de novidades, convidará os parlamentares a votar", afirma um comunicado oficial.

Publicidade

Sem nenhum presidente eleito, o governo estará a cargo de todos os poderes executivos, uma situação que o Líbano conheceu em 1988 e 2007.

Os principais candidatos são Samir Geagea, violento opositor do regime sírio e do Hezbollah, e Michel Aoun, respaldado pelo partido xiita, mesmo sem um anúncio oficial. Os dois são inimigos desde a guerra civil que devastou o Líbano entre 1975 e 1990.

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações