Sessenta imigrantes da Somália e da Etiópia e dois tripulantes iemenitas morreram afogados no fim de semana passada na costa do Iêmen, informou a ONU nesta sexta-feira.
"É a maior tragédia deste ano com imigrantes e refugiados que tentam chegar ao Iêmen através do Mar Vermelho e do Golfo de Aden", disse Adrian Edwards, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em Genebra.
O Acnur informou que ainda está recebendo informações sobre a tragédia, mas confirmou que a embarcação afundou no sábado no Mar Vermelho.
"A população local estava enterrando os copos que chegavam à costa iemenita perto de Bab el-Mandeb", informou o Acnur em um comunicado.
O organismo da ONU contabiliza pelo menos 121 mortos em acidentes similares nas costas do Iêmen em 2014.
Nos quatro primeiros meses de 2014 chegaram ao Iêmen 16.500 refugiados e imigrantes, muito menos que os 35 mil registrados no mesmo período do ano passado.
"Nos últimos cinco anos atravessaram as águas do Golfo de Aden e do Mar Vermelho para chegar ao Iêmen mais de meio milhão de pessoas, especialmente somalis, etíopes e eritreus", disse Edwards.