Síria: comandante do exército morre em combate em Mleiha

18 mai 2014 - 13h18

O comandante da defesa antiaérea síria, o general Husein Isaac, morreu em combates perto de Damasco, anunciou uma fonte das forças de segurança.

O general morreu em consequência dos ferimentos recebidos durante um combate na localidade rebelde de Mleiha, ao sudeste da capital.

Publicidade

Damasco anunciou poucas mortes de oficiais de alta hierarquia desde o início da rebelião contra o regime de Bashar al-Assad há três anos.

Apesar da defesa antiaérea não representar um papel de protagonismo na guerra, pois os rebeldes não dispõem de aviões, seu arsenal, como os de todas as divisões do exército de Assad, está a serviço do regime.

"O papel da defesa antiaérea do regime é enfrentar um eventual ataque americano, mas nesta guerra utiliza suas baterias contra os rebeldes", afirmou Rami Abdel Rahman, diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

De acordo com Rahman, o general ficou gravemente ferido nos combates em Mleiha, onde está baseada a defesa aérea, e morreu neste domingo.

Publicidade

"É um golpe duro para a moral das tropas leais ao presidente sírio e seus aliados", disse.

Mleiha é um reduto importante dos rebeldes ao sudeste de Damasco que o exército e seu poderoso aliado libanês, o Hezbollah xiita, tentam recuperar há várias semanas.

Entenda os conflitos na Síria: Confrontos começaram em março de 2011, se transformaram em guerra civil e já fizeram milhares de mortos e outros milhões de refugiados

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações