Trégua em Gaza é estendida por 5 dias, dizem palestinos

Temas como segurança e fim do bloqueio à Gaza ainda precisam ser discutidos nas reuniões mediadas pelo Egito

13 ago 2014 - 19h14
<p>Palestinos procuram seus pertences após terem as casas destruídas em um ataque israelense em Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 2 de agosto</p>
Palestinos procuram seus pertences após terem as casas destruídas em um ataque israelense em Rafah, sul da Faixa de Gaza, em 2 de agosto
Foto: Hatem Ali / Reuters

Israel e as facções palestinas concordaram nesta quarta-feira em estender a atual trégua por mais cinco dias para permitir que cheguem a um acordo duradouro para acabar com o conflito na Faixa de Gaza, afirmou o chefe da delegação palestina.

Publicidade

Azzam Ahmed disse a jornalistas depois de um dia de negociações intensas mediadas pela inteligência egípcia no Cairo que os palestinos esperavam chegar a um acordo final nas próximas semanas, com o apoio árabe e internacional.

Falando depois que uma trégua de 72 horas acabou, Ahmed disse que o acordo tinha sido alcançado em muitas questões, mas alguns pontos críticos fundamentais permaneciam, como temas de segurança e o fim do bloqueio a Gaza. Ele se recusou a dar mais detalhes.

Ahmed disse que a exigência de Israel para que Gaza fosse desarmada após a guerra de um mês não havia sido discutida.

Uma equipe palestina espera ir a Ramallah em breve para consultar o presidente palestino, Mahmoud Abbas, antes de retornar ao Egito para concluir o processo.

Publicidade

Faixa de Gaza: entenda o conflito

Conheça um pouco mais sobre a região, que tem um quarto do tamanho do município de São Paulo, mas uma enorme importância para a história do Oriente Médio

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se