Panamá diz que Odebrecht pagou US$49 milhões a filhos de ex-presidente

10 nov 2017 - 07h30
(atualizado às 08h12)

Dois filhos do ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli receberam pagamentos totalizando 49 milhões de dólares da empreiteira Odebrecht por meio de uma rede de empresas de fachada, afirmou na quinta-feira o Ministério Público panamenho.

Sede da construtora brasileira Odebrecht em Lima, no Peru 24/01/2017 REUTERS/Guadalupe Pardo
Sede da construtora brasileira Odebrecht em Lima, no Peru 24/01/2017 REUTERS/Guadalupe Pardo
Foto: Reuters

Os dois filhos, cujo paradeiro é desconhecido, receberam os pagamentos para facilitar a tramitação de contratos obtidos pela empresa brasileira, disseram os procuradores em comunicado.

Publicidade

Ricardo Alberto e Luis Enrique Martinelli receberam transferências através de contas no Panamá e no exterior entre 2010 e 2014, segundo os procuradores.

A Odebrecht já concordou em pagar ao Panamá 220 milhões de dólares em multas em um período de 12 anos e a cooperar com os investigadores que apuram suspeitas de irregularidades envolvendo autoridades panamenhas.

A empreiteira reconheceu ter efetuado pagamentos irregulares de centenas de milhões de dólares relacionados a projetos de infraestrutura em 12 países, incluindo Argentina,Colômbia, México, Venezuela e Panamá, entre 2002 e 2016, após a descoberta de seu envolvimento no esquema de corrupção da operação Lava Jato no Brasil.

O ex-presidente panamenho Martinelli está preso nos Estados Unidos a espera de sua extradição ao Panamá, onde é buscado pela Justiça para responder a um caso de espionagem política durante seu governo.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se