Papa escolhe crítico de Trump como arcebispo de Washington

Robert McElroy sucederá primeiro arcebispo afro-americano

6 jan 2025 - 09h59
(atualizado às 12h07)

O papa Francisco nomeou nesta segunda-feira (6) o cardeal Robert McElroy, um defensor ferrenho dos migrantes e crítico do primeiro governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como o próximo arcebispo de Washington.

    O religioso, de 70 anos, é um forte apoiador de temas prioritários para o Pontífice, como refugiados, meio ambiente e acolhimento de católicos LGBTQIA+. Ele deixará a Diocese de San Diego para suceder o cardeal Wilton Gregory, 77, que foi o primeiro arcebispo afro-americano de Washington e havia assumido o cargo em 2019.

Publicidade

    Durante o início do primeiro mandato de Trump, o então bispo McElroy expressou posições críticas em relação à postura do republicano e pediu aos católicos para "barrarem" aqueles que buscam "enviar tropas para as ruas para deportar" imigrantes, para arrancar mães e pais de suas famílias e que retratam os refugiados como inimigos.

    Além disso, em 2016, McElroy também lamentou "uma profunda doença na alma da vida política americana" depois da vitória do magnata. .

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações