O papa Francisco fez um apelo neste domingo (5) para a adoção de um cessar-fogo global imediato "rápido e efetivo", em cumprimento do pedido da ONU, para facilitar a luta contra a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.
"É louvável o apelo por um cessar-fogo global e imediato, que permitiria a paz e a segurança indispensáveis para fornecer a assistência humanitária, tão urgentemente necessária", afirmou o Pontífice, após a oração do Angelus, no Vaticano.
O apelo foi feito após o Conselho de Segurança da ONU aprovar, na última quarta-feira (1º), por unanimidade, uma resolução que pede um cessar-fogo global para facilitar a ajuda humanitária no combate à Covid-19.
Em sua mensagem, o argentino recordou as "consequências devastadoras" da pandemia, principalmente em regiões já vulneráveis a conflitos, e disse esperar que a medida "seja implementada de maneira eficaz e rápida para o bem das pessoas que sofrem".
"Que esta resolução do Conselho de Segurança se torne um primeiro passo, corajoso, em direção a um futuro de paz", apelou. O pedido de Francisco reforça os apelos feitos pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, e pela Assembleia Geral da ONU.
O texto da resolução, aprovado após mais de três meses de negociações, apoia uma "pausa humanitária de pelo menos 90 dias consecutivos" para facilitar a assistência internacional às populações.