O papa Francisco celebrou nesta sexta-feira (20) uma audiência na Federação Italiana de Bocha, em Roma, e pediu desculpas pela visível dificuldade para falar porque está com "um forte resfriado".
"Desculpe-me, mas estou com um forte resfriado", afirmou o Pontífice, que sentiu um pouco de falta de ar e dificuldade para se comunicar durante a celebração.
Em sua homilia, o argentino disse que "gosta muito do jogo de bocha", porque "é um esporte 'pobre', comparado com o das estrelas com contratos milionários, que sempre enchem os meios de comunicação".
"Acredito que os campeões de bocha são pessoas que são funcionários, professores ou encanadores. Enfim, gente normal que tem paixão por esse jogo, talvez um pouco fora de moda, mas tão rico em humanidade", acrescentou.
Segundo Francisco, a bocha é "um esporte inclusivo, que ainda tem sabor de brincadeira e boa companhia".
Apesar do forte resfriado, Jorge Bergoglio realizou duas audiências mais cedo. No entanto, não esteve presente na Sala Paulo VI para o sermão do Advento, embora a sua presença tivesse sido anunciada nos últimos dias.
Francisco, de 88 anos, enfrentou uma série de problemas de saúde nos últimos anos. No início do ano, inclusive, precisou cancelar seus compromissos devido a outro "estado gripal", que limitou sua participação em eventos ligados à Páscoa. .