O papa Francisco batizou um bebê e cumprimentou crianças no hospital Gemelli, em Roma, nesta sexta-feira, aparentando ter se recuperado rapidamente de um surto de bronquite que o levou a ser internado nesta semana.
Francisco voltará para casa no sábado, disse o Vaticano, e está previsto que ele participe do culto de Domingo de Ramos no dia seguinte, que marca o início das celebrações da Semana Santa.
"Após avaliar os resultados dos exames realizados hoje e o progresso clínico favorável, (a equipe médica) confirmou a alta do Santo Padre do Hospital Gemelli amanhã", informou o Vaticano, em um comunicado.
Com 86 anos de idade, o papa foi levado ao hospital dois dias atrás após se queixar de dificuldades respiratórias. Ele foi diagnosticado com bronquite e tem respondido bem a uma infusão de antibióticos, disse sua equipe médica.
Destacando a melhora da saúde do papa, o Vaticano divulgou um vídeo mostrando-o em pé e batizando um bebê em um berço de hospital. Em uma fotografia separada, Francisco entrega um ovo de Páscoa a uma criança.
O Vaticano disse que o papa ficou cerca de 30 minutos nas alas infantis de câncer e neurocirurgia antes de retornar a seu quarto.
O decano do colégio dos cardeais, Giovanni Battista Re, disse que os cardeais ajudarão o papa durante as celebrações da Páscoa na próxima semana e cuidarão dos deveres do altar.
A Semana Santa, como é conhecida, inclui uma agenda lotada de rituais e cerimônias que podem ser fisicamente exaustivos, incluindo uma procissão noturna na Sexta-Feira Santa no Coliseu de Roma.
Em um sinal de confiança na saúde do papa, a Igreja Católica em Marselha disse em comunicado que o pontífice visitará a cidade do sul da França em 23 de setembro e participará de uma reunião de bispos e jovens de todo o Mediterrâneo.