Papa Francisco se diz "impressionado" com trabalho de bispos chilenos após escândalo sexual

7 ago 2018 - 01h40

O papa Francisco disse que está "impressionado" com o trabalho dos bispos chilenos ante a crise provocada pelo escândalo de abusos sexuais de membros do clero contra menores, segundo uma carta revelada nesta segunda-feira pelo episcopado.

Papa Francisco na Praça São Pedro
 5/8/2018   REUTERS/Max Rossi
Papa Francisco na Praça São Pedro 5/8/2018 REUTERS/Max Rossi
Foto: Reuters

Na sexta-feira os bispos da Igreja Católica do Chile pediram perdão pelos abusos sexuais e se comprometeram a informar sobre todos os casos, além de aumentar a coordenação com a procuradoria nas investigações.

Publicidade

    Após um conclave em uma localidade litorânea próxima de Santiago, a cúpula da igreja reconheceu que "falhou" em seu dever de atender e acompanhar as vítimas devido ao "graves pecados e injustiças cometidas por sacerdotes e religiosos".

    "Recebi e li com atenção o Documento 'Declaração, Decisões e Compromissos do Bispos da Conferência Episcopal do Chile' do dia 3 (de agosto), e fiquei impressionado com o trabalho de reflexão, discernimento e decisões que tomaram", disse o papa na carta escrita a mão.

    As denúncias contra diversos membros da Igreja Católica chilena levaram o papa Francisco a abrir uma investigação neste ano que provocou a saída de bispos e outros sacerdotes acusados de praticar ou encobrir abusos contra menores.

    "As decisões são realistas e concretas. Estou certo de que ajudarão decididamente em todo este processo", acrescentou Francisco na carta.

Publicidade

    De acordo com dados da procuradoria chilena, há 38 casos vigentes de delitos cometidos por clérigos e laicos contra menores, adolescentes e adultos. No total, são 73 pessoas investigadas e 104 vítimas, a maioria delas menores de idade no momento dos abusos.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se