O papa Francisco celebrou nesta quarta-feira (4) sua primeira audiência geral após a morte de Bento XVI e homenageou o pontífice emérito.
"Antes de iniciar essa catequese, gostaria que nos uníssemos àqueles que estão aqui prestando homenagem a Bento XVI e de dirigir meu pensamento a ele, que foi um grande professor de catequese", disse Jorge Bergoglio para os fiéis na Sala Paulo VI.
Segundo Francisco, Joseph Ratzinger tinha um pensamento "agudo e educado" e "nos ajuda a redescobrir em Cristo a alegria de acreditar e a esperança de viver". Em outro momento, ao cumprimentar os peregrinos de língua alemã, o Papa citou palavras de seu antecessor: "Quem acredita nunca está sozinho".
"No fim da audiência, os fiéis ainda gritaram o nome do papa emérito, que morreu no sábado (31), aos 95 anos de idade. Esta quarta-feira marca o último dia de exposição do corpo de Ratzinger na Basílica de São Pedro, onde mais de 135 mil pessoas já passaram apenas nos dois primeiros dias de velório.
"As filas diante do templo prosseguem, porém em tamanho menor do que na segunda e na terça-feira. Já o funeral, presidido por Francisco, será celebrado na manhã desta quinta (5), e o corpo de Bento XVI será sepultado na antiga tumba de São João Paulo II, cujos restos mortais foram levados para a nave da Basílica de São Pedro após sua beatificação, em 2011.