O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (18) o brasileiro dom Esmeraldo Barreto de Farias, auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, como bispo da diocese de Araçuaí, em Minas Gerais.
Nascido em 4 de julho de 1949, em Santo Antônio de Jesus, diocese de Amargosa (BA), Farias estudou Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais e Teologia no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador.
O religioso foi ordenado sacerdote no dia 9 de janeiro de 1977 e desde então desempenhou diversas funções na Igreja Católica. Em 22 de março do ano 2000, foi nomeado bispo de Paulo Afonso (BA) e ordenado bispo em 11 de junho do mesmo ano.
Já no dia 28 de fevereiro de 2007, Farias foi nomeado para a Diocese de Santarém (PA) e em 30 de novembro de 2011 se tornou arcebispo de Porto Velho. Em março de 2015, por sua vez, foi transferido para o gabinete de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Entre 2007 e 2011, o brasileiro atuou como membro do Conselho Permanente e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.