Pássaros caem do céu em onda de calor na Índia

Narendra Modi, primeiro-ministro indiano alertou para o risco de incêndios nas faixas do Sul da Ásia, que estão enfrentando o forte calor

11 mai 2022 - 15h41
(atualizado às 16h02)
Veterinário aplica injeção em águia após animal ficar seriamente desidratado em meio ao forte calor em Ahmedabad, na Índia
Veterinário aplica injeção em águia após animal ficar seriamente desidratado em meio ao forte calor em Ahmedabad, na Índia
Foto: REUTERS

Equipes de resgate no Estado de Gujarat, no oeste da Índia, estão recolhendo dúzias de pássaros exaustos e desidratados que caem dos céus todos os dias, em meio a uma onda de calor que seca as fontes de água na maior cidade do Estado, afirmaram veterinários e socorristas de animais.

Grandes faixas do Sul da Ásia estão secando nos meses mais quentes pré-verão dos últimos anos, levando o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a alertar para o risco de incêndios.

Publicidade

Médicos em um hospital veterinário administrado pela organização sem fins lucrativos, Jivdaya Charitable Trust, em Ahmedabad, disseram que trataram milhares de pássaros nas últimas semanas, acrescentando que os socorristas estão trazendo dúzias de pássaros de voo alto, como pombos e milhafres todos os dias.

"Este ano tem sido um dos piores dos últimos tempos. Vimos um crescimento de 10% na quantidade de pássaros que precisam de resgate", disse Manoj Bhavsar, que trabalha em proximidade com a organização e resgata pássaros há mais de uma década.

Veterinários no hospital foram vistos alimentando pássaros com tabletes de vitaminas e injetando água em suas bocas com seringas na quarta-feira.

Autoridades sanitárias em Gujarat emitiram alertas para que hospitais organizem alas especiais para insolação e outras doenças relacionadas ao calor, devido ao aumento de temperatura.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações