Plano de Israel para atacar Irã está pronto, diz mídia

Premiê destacou que ofensiva será limitada a alvos militares

16 out 2024 - 15h11
(atualizado às 16h11)

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que o plano das forças do país para responder ao ataque orquestrado pelo Irã em 1º de outubro está pronto e será limitado a alvos militares.

    De acordo com fontes americanas, citadas pela emissora CNN, o chefe de governo israelense garantiu ao presidente dos EUA, Joe Biden, que as ofensivas não atingirão instalações petrolíferas ou nucleares do país persa.

Publicidade

    Em Teerã, o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, solicitou uma maior pressão sobre Israel e seus aliados para que "interrompam a máquina de morte em Gaza e no Líbano". O líder ainda destacou a necessidade de uma união mais consolidada entre os países muçulmanos.

    "Desta forma, Israel não ousará cometer crimes tão facilmente, e os Estados Unidos e outros países ocidentais também deixarão de apoiar o regime", disse Pezeshkian em um telefonema com o sultão de Omã, Haitham bin Tariq.

    A agência de notícias do governo iraniano Irna mencionou que o líder omani garantiu que defender os direitos da população de Gaza e do Líbano é uma prioridade e definiu o apoio do Ocidente a Israel como "inaceitável e injustificado". .

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se