Debaixo da superfície de Plutão pode haver um oceano congelado. Os indícios foram encontrados na Sputnik Planitia, uma enorme bacia no planeta de vários quilômetros de área com formato de coração, com base em fotografias tiradas pela sonda New Horizons da Agência Espacial Norte-americana, a Nasa, em 2015.
A notícia foi divulgada em artigos publicados pela revista científica Nature das Universidades norte-americanas do Arizona e da Califórnia. De acordo com a publicação, sob a superfície de Plutão, pode haver um oceano feito de gelo e de água em uma consistência viscosa. Segundo as pesquisas e estudos feitos a partir das imagens, esse oceano pode ter ajudado a modelar e mudar a estrutura do pequeno planeta, criando tensão na sua crosta e algumas rachaduras na sua superfície.
Além disso, os especialistas também disseram que a imensa massa de água congelada pode ter sido responsável pela reorientação do planeta e que poderá ter essa função mais uma vez no futuro. A Sputnik Planitia também teria se deslocado com o tempo como consequência das variações no acumulo de gelo na sua bacia.
Essas mudanças aconteceram também em parte pelas marés geradas pela lua Carante, a mais próxima de Plutão.