Polícia da Coreia do Sul faz buscas em companhia aérea após acidente fatal

Investigadores da polícia estavam fazendo buscas nos escritórios da operadora do aeroporto e da autoridade de aviação

2 jan 2025 - 09h38
(atualizado às 09h50)
Fumaça preta sai de avião da Jeju Air durante o voo 7C2216, enquanto avião sai da pista de pouso antes de bater em muro no Aeroporto de Muan, Coreia do Sul, em imagem obtida de vídeo.
Fumaça preta sai de avião da Jeju Air durante o voo 7C2216, enquanto avião sai da pista de pouso antes de bater em muro no Aeroporto de Muan, Coreia do Sul, em imagem obtida de vídeo.
Foto: Lee Geun-young/via REUTERS

A polícia da Coreia do Sul informou na quinta-feira que realizou uma batida na Jeju Air e na operadora do Aeroporto Internacional de Muan, como parte da investigação do acidente de domingo que matou 179 pessoas no pior desastre aéreo em solo do país.

O voo 7C2216 da Jeju Air, que partiu de Bangcoc, capital da Tailândia, com destino a Muan, no sudoeste da Coreia do Sul, aterrissou de barriga e ultrapassou a pista do aeroporto regional, explodindo em chamas após bater em um muro.

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Dois membros da tripulação, que estavam sentados na cauda do Boeing 737-800, foram retirados com vida pelas equipes de resgate. Um deles ainda estava em estado crítico e o outro estava sendo tratado por causa dos ferimentos, informou um funcionário do Ministério dos Transportes.

A conversão dos dados do gravador de voz da cabine de pilotagem em arquivos de áudio, que poderiam fornecer informações importantes sobre os minutos finais do voo, foi concluída na quinta-feira, disse Joo Jong-wan, vice-ministro dos Transportes para a Aviação Civil, em uma coletiva de imprensa.

Os investigadores da polícia estavam fazendo buscas nos escritórios da operadora do aeroporto e da autoridade de aviação do Ministério dos Transportes no condado de Muan, no sudoeste do país, bem como no escritório da Jeju Air em Seul, informou a polícia da província de Jeolla do Sul em um comunicado à imprensa.

Os investigadores planejavam apreender documentos e materiais relacionados à operação e manutenção da aeronave, bem como à operação das instalações do aeroporto, disse um funcionário da polícia à Reuters.

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A autoridade também disse que a polícia proibiu o presidente-executivo da Jeju Air, Kim E-bae, e outro funcionário não identificado de deixarem o país, chamando-os de testemunhas-chave que podem ser acusados de causar mortes por negligência, o que é punível com até cinco anos de prisão ou uma multa de até 20 milhões de wons (13.600 dólares).

A Jeju Air estava cooperando com a polícia, disse um diretor da companhia aérea, Song Kyeong-hoon, em uma coletiva de imprensa.

As perguntas dos especialistas em segurança aérea sobre o que levou à explosão mortal se concentraram no muro, projetado para sustentar a antena "localizadora" usada para orientar os pousos, que, segundo eles, é muito rígido e muito próximo do final da pista.

"Essa estrutura rígida se mostrou catastrófica quando a aeronave derrapou e causou o impacto", disse Najmedin Meshkati, professor de engenharia da Universidade do Sul da Califórnia, acrescentando que é preocupante o fato de a antena de navegação ter sido montada em "uma estrutura de concreto tão formidável, em vez da instalação padrão de torre/pilone de metal".

Joo disse que o ministério ainda não conseguiu fornecer detalhes claros sobre os planos de modernização do aeroporto de Muan que levaram à adição da estrutura para suportar o aparato de navegação.

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O ministério está realizando uma verificação dos equipamentos de localização nos aeroportos de todo o país, disse Joo.

Uma investigação sobre o voo da Jeju Air também está em andamento, envolvendo autoridades sul-coreanas e o National Transportation Safety Board (NTSB) dos EUA, a Federal Aviation Administration (FAA) e o fabricante da aeronave, a Boeing.

Ainda não se sabe por que a aeronave não acionou o trem de pouso e o que levou o piloto a aparentemente se apressar em uma segunda tentativa de pouso depois de informar ao controle de tráfego aéreo que o avião havia sido atingido por pássaros e declarar emergência.

O gravador de dados de voo da aeronave, que sofreu alguns danos, está sendo levado para os Estados Unidos para análise em cooperação com o NTSB.

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