Após quase uma hora de investigação, os Mossos d'Esquadra, a polícia catalã, anunciaram que um alerta de terrorismo próximo à Sagrada Família, em Barcelona, não passou de um alarme falso. "A situação está sendo normalizada. O furgão não tem materiais perigosos", informaram as autoridades nesta terça-feira, após momentos de tensão.
Os Mossos d'Esquadra iniciaram a investigação assim que avistaram um furgão estacionado ao lado da catedral, em um ato suspeito de terrorismo. "Nós ativamos o serviço de Tedax para fazer análises em um furgão estacionado ao lado da Sagrada Família. Se você tiver que passar pela área da Sagrafa Família, busque um itinerário alternativo", informou a entidade no Twitter, momentos antes de confirmar o falso alarme.
A igreja foi evacuada e as linhas de metrô passaram a não parar na estação do local.
No mês de julho, a capital catalã e a cidade de Cambrils foram palcos de ações de terroristas, que deixaram ao menos 16 mortos - sendo 14 em Las Ramblas, quando um furgão atingiu centenas de pessoas, e uma em Cambrils - além de um homem morto na fuga de um dos terroristas.
A célula desmantelada pela polícia catalã e pela Espanha tinha como alvo a Sagrada Família, mas mudaram os planos após uma explosão enquanto estavam fazendo as bombas para o grande ataque.
O grupo, que teria ligação com o Estado Islâmico, teve oito pessoas mortas e quatro detidas pelas autoridades.