A Guarda de Finanças de Trieste, na Itália, apreendeu 4,3 toneladas de cocaína nesta terça-feira (7), em operação que teve quase 40 pessoas detidas na Europa e na Colômbia e é considerada uma das maiores já realizadas no continente.
Na operação, que foi coordenada pela Direção Distrital Antimáfia (DDA) do Tribunal de Trieste, também foi apreendida uma quantia avaliada em quase dois milhões de euros. Além disso, a apreensão representa um duro golpe para grupos criminosos colombianos.
Mais de 60 agentes cumpriram prisão preventiva contra 38 pessoas na Itália, Eslovênia, Croácia, Bulgária, Holanda e Colômbia, todos foram acusados de tráfico internacional de drogas. As investigações duraram mais de um ano e tiveram a cooperação de diversas autoridades, como a Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos.
Diversos policiais disfarçados se infiltraram na organização criminosa fingindo administrar a parte logística da comercialização dos entorpecentes. A coleta de provas foi possível através de 19 "entregas controladas" consecutivas, desenvolvidas entre 2021 e 2022.
Com isso, foi possível identificar importantes mediadores no sistema mundial de tráfico de drogas e um grande número de transportadores que operam na Itália e no exterior.
A quantidade de cocaína apreendida pelas autoridades italianas deve valer quase 100 milhões de euros, mas no mercado italiano, o valor poderia subir para pelo menos 240 milhões de euros. .