A Polônia formalizou o pedido à Alemanha para enviar tanques de guerra Leopard 2 à Ucrânia, que cobra o aumento do apoio militar dos países europeus para fazer frente a uma iminente ofensiva da Rússia.
O Leopard 2 tem fabricação alemã e é amplamente utilizado pelas forças armadas de diversas nações da Europa, que precisam da autorização de Berlim para repassar o veículo a outros países.
"Os alemães já receberam nosso pedido para entregar tanques Leopard à Ucrânia", afirmou nesta terça-feira (24) o ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak.
O país possui 246 tanques Leopard em seu Exército, além de um moderno centro de treinamento para o uso do veículo, mas planeja pedir ressarcimento da União Europeia pela ajuda a Kiev.
Inicialmente, a Alemanha se mostrara reticente quanto ao fornecimento do equipamento para a Ucrânia, mas depois recuou e disse que não se oporia caso outros países quisessem repassá-lo.
"Estou confiante de que haverá uma decisão em breve", declarou nesta terça o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, durante encontro com o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius.
Já a Rússia afirmou que "nada de bom" pode surgir do fornecimento de tanques Leopard para a Ucrânia.
O presidente Volodymyr Zelensky considera os veículos de combate essenciais para conter a nova ofensiva que Moscou estaria preparando para as próximas semanas.