A cerimônia posse de Javier Milei como novo presidente da Argentina começa às 11h (horário de Brasília), deste domingo,10, em Buenos Aires e conta com a presença de diversos chefes de Estado. Veja abaixo alguns deles:
- Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai
- Santiago Peña, presidente do Paraguai
- Daniel Noboa, presidente do Equador
- Gabriel Boric, presidente do Chile
- Viktor Orban, presidente da Hungria
- Volodymir Zelensky, presidente da Ucrânia
- Felipe VI, rei da Espanha
A new hope for Latin America! I congratulated President @JMilei today on his landslide victory at the presidential elections in Argentina. Thank you for the invitation! pic.twitter.com/lFg70mq6aX
— Orbán Viktor (@PM_ViktorOrban) December 9, 2023
A área central de Buenos Aires já recebeu no sábado, 9, bandeiras e estruturas de metal para acomodar quem vai às ruas acompanhar a troca de comando na Argentina.
O evento começa com um juramento de Milei no Congresso Nacional. Em seguida, ele deve fazer um discurso para o público presente ao lado de fora do prédio. Tendo em vista a magnitude dos desafios do próximo governo em questões econômicas, os cidadãos esperam um primeiro discurso com anúncio das primeiras medidas de "choque" previstas para os próximos meses.
Alberto Fernández, que deixa o cargo, passará a faixa ao novo presidente e a entrega está prevista para ser realizada na Câmara dos Deputados e não na Casa Rosada, sede do Executivo.
Milei venceu o segundo turno presidencial em 19 de novembro com 55,69% dos votos, superando em mais de 10 pontos o candidato do União Pela Pátria Sergio Massa. Durante a transferência do comando, o líder libertário receberá os atributos presidenciais do presidente Alberto Fernández , que fez um balanço de sua gestão em rede nacional.