Quatro dias após a morte da avó, a rainha Elizabeth II, o príncipe Harry se manifestou pela primeira vez nesta segunda-feira, 12. Em uma carta aberta, ele relembrou momentos que viveu ao lado da monarca, com quem mantinha uma relação próxima.
No comunicado, Harry homenageou a avó e a descreveu como uma "bússola para muitos pelo seu compromisso ao serviço e ao dever". A rainha Elizabeth II morreu na última quinta-feira, 8, aos 96 anos.
O príncipe ainda apontou momentos pelos quais se diz agradecido por ter vivido ao lado da avó. "Desde minhas primeiras memórias da infância e te encontrar pela primeira vez como minha Comandante".
"Aos primeiros momentos em que você encontrou minha querida esposa e abraçou seus amados bisnetos", disse Harry, que ainda agradeceu à rainha pelo "compromisso ao serviço, pelos conselhos e pelo sorriso contagiante".
Durante o fim de semana, Harry, acompanhado da esposa, Meghan Markle, e dos príncipes de Gales, William e Kate, visitou um dos locais de homenagens à rainha em frente ao Castelo de Windsor. Apesar de abandonar a monarquia em 2020 para viver com a esposa e os filhos nos Estados Unidos, Harry mantinha uma relação próxima e afetiva com a avó.