O porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, revelou nesta terça-feira (14) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está em isolamento depois que diversas pessoas do seu círculo contraíram o novo coronavírus.
Peskov disse a repórteres que Putin está "absolutamente saudável" e que ele realizou um teste de Covid-19, mas sem especificar o resultado. O Kremlin ainda acrescentou que o presidente russo participará remotamente de seus próximos compromissos.
Putin deveria viajar para Dushanbe, capital do Tajiquistão, para participar de uma cúpula regional no final desta semana. Em uma ligação com o presidente do país, Emomali Rakhmon, o chefe de Estado russo disse que não poderia comparecer pessoalmente.
Desde o início da pandemia, as autoridades russas tomaram diversas medidas para proteger Putin, que foi imunizado com a vacina russa Sputnik V. Na segunda-feira (13), o chefe de Estado da Rússia se encontrou com o presidente sírio, Bashar al-Assad, e com atletas do país que participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio.
Segundo dados da universidade norte-americana Johns Hopkins, a Rússia contabiliza pouco mais de sete milhões de casos do coronavírus Sars-CoV-2 e quase 191 mil mortes.
A quantidade de novos infectados caiu nos últimos dias após um aumento em agosto, mas as autoridades de saúde da Rússia relataram quase 18 mil novos casos e 781 mortes nas últimas 24 horas. .