O rei Charles pediu respeito mútuo e compreensão após tumultos racistas contra muçulmanos e imigrantes no Reino Unido, disse um porta-voz do Palácio de Buckingham nesta sexta-feira, na primeira intervenção do monarca desde o começo dos distúrbios na semana passada.
O rei agradeceu à polícia e aos serviços de emergência pela resposta aos tumultos e saudou a maneira como grupos comunitários combateram "a agressão e a criminalidade de poucos", disse o porta-voz, em comunicado.
"Continua a esperança de Sua Majestade de que valores compartilhados de respeito mútuo e compreensão continuem a fortalecer e unir a nação", afirmou o porta-voz, após Charles conversar por telefone com o primeiro-ministro Keir Starmer e com chefes de polícia.
Milhares de policiais especializados devem continuar de plantão neste fim de semana, caso os tumultos sejam retomados depois de três dias de calmaria.
Eles eclodiram ao redor do país após publicações online identificarem falsamente o suspeito de ter assassinado três jovens garotas em um ataque com faca em 29 de julho em Southport, noroeste da Inglaterra, como um imigrante islâmico.