O rei da Espanha, Felipe VI, e sua esposa, a rainha Letícia, chegaram à Itália nesta quarta-feira (11) para uma visita de Estado, onde foram recebidos pelo presidente italiano, Sergio Mattarella, e sua filha, Laura, no Palácio Quirinale, em Roma.
Durante a passagem pela capital, o casal real se reuniu também com membros do governo italiano, como a primeira-ministra, Giorgia Meloni, e o vice-premiê e ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani.
Segundo comunicado do Palazzo Chigi, as pautas dos encontros abordaram o interesse comum em reforçar relações estratégicas com a América Latina, com os demais países do Mediterrâneo e com a África, assim como discutiram a crise migratória e as guerras no Oriente Médio.
"Renovei minhas condolências e da Itália pelas vítimas das enchentes em Valência. Nossos países estão localizados em áreas frágeis e devemos trabalhar juntos na luta contra as mudanças climáticas e pela transição energética", afirmou Mattarella.
Já Felipe demonstrou contentamento com a visita.
"Vir a uma visita de Estado na Itália é algo muito especial, que não é para qualquer um. Nossos países têm relações intensas e são mais que amigos, são irmãos", disse o rei. .