Reino Unido tem 2º maior número de mortes de Covid-19 na Europa

29 abr 2020 - 13h38
(atualizado às 15h49)

O Reino Unido tem atualmente o segundo maior número oficial de mortes da pandemia de coronavírus na Europa, de acordo com novas cifras divulgadas nesta quarta-feira que cobrem fatalidades em todos os locais, incluindo casas de repouso.

Paramédico entra em ambulância no exterior do hospital St Thomas em Londres
01/04/2020
REUTERS/Hannah McKay
Paramédico entra em ambulância no exterior do hospital St Thomas em Londres 01/04/2020 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Ao todo já são 26.097 pessoas de todo o Reino Unido que morreram depois de serem diagnosticadas com Covid-19 até a tarde de terça-feira, disse o Serviço de Saúde Pública da Inglaterra, o que significa que o país teve mais mortes de Covid-19 do que França e Espanha relataram.

Publicidade

"Estes dados mais completos nos darão um quadro mais pleno e atualizado das mortes na Inglaterra e influirão na abordagem do governo enquanto continuamos a proteger o público", disse Yvonne Doyle, diretora-médica do serviço de saúde.

Um número de mortes tão alto no Reino Unido aumenta a pressão sobre o governo do primeiro-ministro, Boris Johnson, que está sendo criticado por partidos de oposição por ter demorado para impor um isolamento e para adotar os exames em larga escala. Em meados de março, o principal conselheiro científico do governo disse que manter a taxa de mortalidade britânica abaixo de 20 mil seria um "bom resultado".

Embora comparações internacionais sejam difíceis, as novas cifras confirmam a posição do Reino Unido entre os países europeus mais atingidos pela pandemia.

A Itália, que só fica atrás dos Estados Unidos em número de mortes, informou nesta quarta-feira que 27.682 pessoas morreram depois de serem diagnosticadas com coronavírus.

Publicidade

Como no Reino Unido, suas cifras se baseiam em óbitos seguidos de exames positivos em todos os locais.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações