A Força Aérea dos Estados Unidos afirmou nesta terça-feira que está investigando as circunstâncias em torno dos restos mortais encontrados no trem de pouso de uma de suas aeronaves C-17 que saiu de Cabul em meio ao caos da tomada da capital afegã pelo Talibã.
Imagens que circularam nas redes sociais mostraram afegãos desesperados para deixar Cabul e correndo em direção a um C-17 tentando se agarrar ao avião. Um outro vídeo mostrou o que pareciam ser duas pessoas caindo de um avião militar enquanto ele deixava Cabul.
Em nota, a Força Aérea disse que a aeronave C-17 pousou no aeroporto de Cabul na segunda-feira e foi cercada por centenas de civis afegãos.
"Diante de uma situação de segurança em rápida deterioração, a tripulação do C-17 decidiu deixar o aeroporto o mais rápido possível", disse a nota.
O comunicado acrescenta que o gabinete de Investigações Especiais da Força Aérea estava revisando informações sobre a aeronave e sobre "a perda de vidas de civis -- para incluir documentação em vídeo e a fonte de publicações de redes sociais".