Um robô se tornou o mais novo membro da equipe de uma loja no Japão, assumindo a tarefa de garantir que os clientes usem máscaras e pratiquem o distanciamento social para evitar a disseminação do coronavírus.
O Robovie, desenvolvido pelo Advanced Telecommunications Research Institute International (ATR), com sede em Kyoto, orienta os clientes na área de vendas na loja oficial do time de futebol Cerezo Osaka.
Ele avisa os clientes quando detecta por meio de uma câmera e da tecnologia de feixe de laser 3D que eles não estão usando máscaras ou não estão cumprindo as regras de distanciamento social.
A implantação do Robovie é um teste que começou na semana passada e deve durar pelo menos até o final do mês. O teste será estendido de acordo com a situação, disse a ATR.
Com cerca de 120.000 casos notificados de coronavírus e cerca de 2.000 mortes, o Japão combateu a pandemia melhor do que muitas nações, e a população está em conformidade com as orientações de uso de máscaras.
Mas as autoridades estão pedindo vigilância após o um novo aumento no número de casos em uma época de clima mais frio e que as pessoas passam mais tempo em ambientes fechados.