Rússia ataca instituto ucraniano que tem reator experimental

Assessor ucraniano afirmou que o Instituto de Física e Tecnologia continha "fontes de radiação usadas para fins científicos"

10 mar 2022 - 20h43
(atualizado em 11/3/2022 às 07h34)
Local atingido por bombardeio durante invasão da Ucrânia pela Rússia - 09/03/2022
Local atingido por bombardeio durante invasão da Ucrânia pela Rússia - 09/03/2022
Foto: Twitter/Maria Avdeeva via REUTERS

Aviões russos bombardearam um instituto na cidade ucraniana de Kharkiv que abriga um reator nuclear experimental, e um albergue vizinho estava pegando fogo, disse uma autoridade ucraniana nesta quinta-feira, 10.

Anton Gerashchenko, assessor do ministro de Assuntos Internos, afirmou em um post online que o Instituto de Física e Tecnologia continha "fontes de radiação usadas para fins científicos".

Publicidade

A agência de notícias Interfax Ucrânia informou que o corpo de bombeiros estava extinguindo um incêndio em um albergue de cinco andares que abrange um total de 100 metros quadrados.

O site oficial do Parlamento ucraniano havia dito anteriormente que os combates perto do instituto continuavam.

As forças russas capturaram na semana passada a usina nuclear de Zaporizhzhia após um ataque durante o qual uma instalação de treinamento adjacente foi incendiada.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se